domingo, 8 de setembro de 2013

a preparar o outono


Ainda às voltas com o fio de algodão natural (ecotton) e bambu (woolyboo), comecei a preparar o outono do pequeno T. Primeiro, umas botinhas às riscas. Depois, umas calças.


Ficaram com um formato ligeiramente estranho, mas confortáveis para uns pézinhos com 9 meses de idade. Aqui, adaptei muito livremente projetos do Learn to Knit Socks.

Com isto reparo que preciso, com urgência, de escrever um texto simples e claro com estas instruções. Porque estou sempre a experimentar novos tamanhos e novas combinações de lãs e de cores, nunca tenho uma versão definitiva! E, pior do que isso, as minhas instruções só são legíveis para mim!

Segundo, as calças. Segui as instruções do Closely Knit, mas não consegui resistir a fazer algumas adaptações. Na base das calças, que são a primeira parte a ser tricotada, em lugar do ponto de bago de arroz, fiz canelado (1MM, 1ML ou, em inglês, K1, P1) usando linha de cores diferentes.







Na realização desta peça é imprescindível usar agulhas circulares. Primeiro faz-se uma perna. Depois, deixa-se a perna em suspenso, sem rematar, e faz-se a segunda perna. Tendo agulhas circulares, é possível trabalhar na 2ª perna, tendo a 1ª perna nas mesmas agulhas. O passo seguinte, a carreira em que se começa numa perna e segue para a outra, é, portanto, fácil de fazer.

Para finalizar, a técnica a usar para o cós é absolutamente simples e eficaz. Duas carreiras em malha de meia (em inglês, Purl), para depois se seguir de acordo com o padrão. Tricotadas as carreiras necessárias para que caiba um elástico largo dentro da dobra do cós, remata-se. Pronto. Ao coser esta dobra, aproveitei para pôr uma etiqueta engraçada.





A parte mais aborrecida foi fechar cada uma das pernas. Estou mais habituada a tricotar em malha circular e, por isso, atrapalho-me um pouco a juntar os lados das peças tricotadas. Mas acho que o T. gostou do resultado. 

(Publicado pela mãe.)