terça-feira, 8 de outubro de 2013

Afinal, qual é a diferença entre a bolacha e o biscoito?

A resposta é: não sabemos. Temos a ambição de fazer: (i) uma revisão a dicionários e livros de cozinha e (ii) um questionário a aplicar a amigos e familiares. Mas até lá ...


Num forum brasileiro pode assistir-se (e participar) a uma discussão acesa sobre o assunto. Muita parra e pouca uva. Há quem defenda que são sinónimos; há quem ache que a bolacha é um tipo de biscoito.

Nós aqui no bolachasparatodos gostamos de saber a etimologia das palavras que usamos na cozinha. Desconhecemos de onde vem a palavra bolacha, mas sabemos a origem de biscoito. Bis-coito significa que a massa foi sujeita a dois ... Pois, também não é bem assim. No caso em questão, é preciso ir ao termo original francês: bis-cuit.

Aha!!


Cuit é uma forma conjugada do verbo cuire, que significa cozer. A massa do biscoito, se formos rigorosos, portanto, foi cozida duas vezes. É o que acontece, por exemplo, nos biscotti italianos. Primeiro, coze-se a massa em forma de rolo (ou pãozinho). Quando está quase pronta, tira-se do forno e deixa-se arrefecer ligeiramente. Depois, corta-se às fatias, que voltam a ir ao forno para cozer uma segunda vez. Ou melhor, para secarem, daí a natureza seca e dura dos biscotti (a tal ponto que, tradicionalmente, são acompanhados com um copinho de vin santo). Trata-se, no fundo, de uma espécie de torradas. Tão simples quanto isso.


Não temos propriamente bis-cuits na doçaria portuguesa, pelo menos não que a gente saiba. Só nos ocorrem as fatias torradas de bolo-rei que os cafés fazem a partir de meados de janeiro para dar vazão às sobras. Mas como esse não era o propósito original do dito bolo ...

Mas aceitamos que se chame biscoitos às preparações que ficam com um sabor e uma textura semelhantes à dos biscotti. Ou seja, qualquer coisa doce, seca, dura, estaladiça e pouco amanteigada. Um ótimo exemplo são as raivas de Aveiro.