sábado, 26 de outubro de 2013

meias novas - parte 2


(Continuando as nossas meias com lã de Bucos....)


9.
Façam o seguinte par de carreiras por 3 vezes:
        1ª carreira: com a agulha 1 Knit até restarem 2 malhas, K2tog; com a agulha 2 - Knit; com a agulha 3 SSK, Knit até ao fim.
        2ª carreira: Knit.
E está feita a curva do calcanhar.

10.
Agora começa a parte do pé, onde é fazer sempre o mesmo: Knit. Para o pé da nossa pipoca foram precisas 12 carreiras. Como podemos a certeza que a meia em curso já tem o comprimento suficiente? Não tem nada que enganar, é quando chegar à base dos dedos. (Esta também aprendi com a Rosa Pomar.)

11.
A biqueira. Primeiro é preciso passar duas malhas da agulha 2 para as outras, da seguinte forma: passando uma malha para a agulha 1 e passar uma malha para a agulha 3. Feito isto, vamos reduzir, como se segue:

        1ª carreira: com a agulha 1 Knit até restarem 3 malhas, K2tog, K1; com a agulha 2 - K1, SSK, Knit até restarem 3 malhas, K2tog, K1; com a agulha 3 - K1, SSK, Knit até ao fim.
        2ª carreira: Knit.

Fazer este par de carreiras até que as agulhas tenham: 6 malhas (agulha 1), 4 malhas (agulha 2) e 6 malhas (agulha 3).

12.
Reduzir, sempre com a mesma carreira, assim: com a agulha 1 K1, SSK, K1, SSK; com a agulha 2 - Knit; com a agulha 3 - K1, SSK, K1, K2tog.
Repetir esta carreira até ficarem 8 malhas no total das agulhas.

13.
Para rematar, como a lã é grossa (e linda, já o disse?), corta-se uma cauda de 10cm e passa-se a linha por todas as malhas, usando uma lã de costura. Bloqueia-se e pronto, acabou-se. A prosa foi longa, mas quando experimentarem verão que as meias ficam prontas num instante. E o serem diferentes é sempre divertido.