quinta-feira, 25 de setembro de 2014

puré de maçã reineta

O outono é, por excelência, a estação das maçãs. E há sortudos que têm muitas espécies de maçãs diferentes no quintal e conseguem ter maçãs até durante o inverno!
Nós costumamos comprar maçãs na praça, a um amigo produtor local que nos tem vindo a ajudar a conhecer outras variedades. Como resultado, começa a ser difícil dizer quais são as nossas preferidas. A maçã Fuji, a maçã Casanova, a Golden prima, a Bravo Esmolfe... E a maçã Reineta também está no nosso top ten.


Ao contrário de todas as outras, é muito raro comermos uma maçã reineta crua, com casca e entre refeições. Para nós, a maçã reineta faz sempre parte da refeição, geralmente na forma de puré.
Fazer puré de maçã reineta é simples. Descascam-se as maçãs e cortam-se em pedaços pequenos. Juntam-se os pedaços num tacho e adiciona-se um bocado de água, pouca. O objetivo é a água evitar que a fruta se pegue no fundo do tacho.



Leva-se o tacho ao lume, parcialmente tapado e em fogo brando. O tempo de cozedura depende, por isso é bom ir espreitando e provando a maçã. À medida que cozem, os pedaços de maçã desfazem-se naturalmente, deixam de ter uma consistência fibrosa e tomam a consistência de puré. Por isso, quando vão espreitar e provar, mexam o puré com uma colher de madeira para se assegurarem que não está a pegar. Idealmente o puré de maçã reineta não precisa de ser esmagado ou liquidificado nem necessita de açúcar.
Amornado, acompanha bem pratos quentes (especialmente carnes). Pode ser enriquecido com umas passas, por exemplo.
Truque: se acharem que o puré tem uma boa consistência, mas ainda está muito ácido, deixem-no ao lume por mais tempo e vão adicionando água para evitar que se pegue. Quanto mais tempo cozinhar menos ácido ficará.
Bom apetite!